quinta-feira, 24 de julho de 2014

harmonizações

bora combinar...
Parte I



Você raramente verá um curso de combinações, pois harmonizar é uma tarefa que exige conhecimento e experiência ao longo do tempo que é adquirida através da apreciação e nas vivências!


Combinar é preciso, por que ? 
quando você faz combinações com qualquer bebida alcoólica o paladar fica mais apurado, você sente melhor os sabores, o efeito do álcool no organismo é mais lento e leve e você bebe suavemente.
Umas das bebidas mais antigas que naturalmente pede harmonização é o vinho.


O vinho combina com queijos, frutas, carnes, pães...
Por agora, com queijos, afinal, é a combinação mais popular e o friozinho pede!
A vantagem na combinação de vinhos com queijos é que não é necessário usar rótulos "caros", pois existe uma gordura natural nos queijos que balanceia e ajuda a minimizar os sabores mais agressivos e ácidos, assim você aprecia o sabor do vinho com mais leveza e suavidade.



Os queijos mais leves como o queijo branco e o queijo de cabra; combinam com vinhos brancos, pois são delicados e macios, "Sauvignon blanc".


Os queijos mais fortes como o Gorgonzola, Roquefort; combinam com vinhos fortificados e doces, o vinho do Porto.


Os queijos Parmesão e queijos menos gordurosos e concentrados de sabor combinam com vinhos tintos, mais encorpados e intensos, um Cabernet sauvignon, Malbec, Merlot. 






Eu, bom apreciador, arrisco e indico combinar os queijos Brie, Provolone, Gouda com vinhos Pinot noir ou até um Syrah. Pois são sabores delicados e naturalmente combinam.



                           

 bon appétit


Nenhum comentário:

Postar um comentário