quarta-feira, 16 de maio de 2012

A simplicidade brasileira de sabor irresistível.!


2º Clássico



Quem nunca tomou uma Caipirinha que atire a primeira dose..

Eu como bartender especialista numa boa Caipirinha, diria que,
GOSTOSA, SIM! SIMPLES, NUNCA!


       

      Pois é, de simples só tem a receita, costumo dizer que pra fazer uma boa Caipirinha, não basta ter cachaça, limão, açúcar e gelo, pois o principal ingrediente dessa delicia brasileiríssima é o ORGULHO.
Para fazer uma Caipirinha que conquiste seu apreciador, é necessário seguir um processo que leva muita destreza e acrescentar Paixão, entusiasmo, desejo e prazer, afinal, ninguém que toma uma boa, consegue resistir a segunda, terceira... Palavra de chefe!


                         Existem ao menos 3 histórias sobre a origem da Caipirinha:


A primeira que ela surgiu no período da colonização do Brasil, reza a lenda que a princesa Carlota Joaquina era digamos "cachaceira", ela começou misturando frutas a sua cachaça e certo dia misturou a com limão e melado de cana, alguns estudiosos dizem que ela gostava tanto da mistura que chegava a tomar uns 20 litros por dia!

A segunda que as primeiras misturas surgiram nas senzalas como a feijoada.
Os escravos misturavam frutas ao caldo de cana e tomavam em suas festas e dessa mesma época afirma se também que a história da cachaça está naturalmente ligada ao surgimento da Caipirinha, pois nos engenhos o que restava da produção de açúcar era dado aos escravos, era a
borra do melaço fermentada, que os jesuítas chamavam de "áugoa ardente" e  hoje é mais conhecida como "vinho de cana".
Assim que o limão foi introduzido nas Américas os escravos passaram a misturá lo com a borra do melaço, equilibrando o doce do melaço, de acordo com essa história podemos afirmar que a CAIPIRINHA tenha surgido em cerimônias e festas religiosas dos escravos.

E por fim, a história que surgiu no interior de São Paulo, diria que a mais ligada ao nome do nosso drink, pois as pessoas do interior são conhecidas por Caipiras, afirma se que essa história surgiu a partir de 1915, a Caipirinha teria sido criada através de uma receita popular para doentes da gripe espanhola, (limão, alho e mel) e era normal acrescentar uma dose de cachaça para esquentar e acelerar a ação do remédio e logo substituíram o mel por açúcar. Aí vem a parte hilaria, um certo Caipira gostava tanto do remedinho que no verão resolveu acrescentar gelo a receita para espantar o calor. Interessante nao?!


Hoje a Caipirinha é considerada um clássico da Coquetelaria internacional, conhecida em todo mundo como "o drink brasileiro", apreciada por 99,9% dos turistas que veem ao Brasil e pela maioria dos brasileiros.

Além da Caipirinha tradicional existem algumas variações com outras frutas, bebidas, adoçantes e pode ser preparada tanto no copo quanto na Coqueteleira.
frutas mais usadas, limão Taiti, morango, kiwi, uva, maracujá, lima..
bebidas, tradicional cachaça "Caipirinha", vodka "Caipiroska" (marca registrada pela Smirnoff), saque "Sakerinha", rum "Caipiríssima" (marca registrada pela Bacardi), licor Beirão "Caipirão", entre outras..


Aprecie sem moderação.!



Nenhum comentário:

Postar um comentário