terça-feira, 24 de setembro de 2013

Whisky

Scotch / Bourbon




Quando você está num bar ou restaurante e deseja tomar um whisky você pede pela marca correto?







Já parou pra pensar qual sabor e características tem  seu whisky? não basta escolher pelo rótulo, entenda as diferenças de sabor e variedades.


O mais tradicional no Brasil é o Blended Whisky, que contém uma mistura de cereais destilados em alambiques contínuos  para atender o mercado, são menos encorpados e menos saborosos. 


Scotch é o whisky feito exclusivamente na Escócia, estes são a maioria blended, compostos por 60% de cereais "centeio, trigo, milho..." e 40% de Cevada. Claro que existem também muitos Scotches de alta qualidade que são considerados Straight ou single, ou seja, feitos somente com a mistura de whiskys de cevada "malt whisky puro". Os Scotches levam no mínimo três anos de envelhecimento, podendo ser destilado até 20 vezes e envelhecido por muitos anos.
Scotches tem sabor mais marcante e característico, indico para pessoas que gostam de apreciar whisky em casa, numa reunião, num restaurante. Clássico.

Bourbon é o whisky que leva no mínimo 51% de milho, alguns chegam até 80%, são misturados com whiskys de outros cereais e produzidos nos Estados Unidos em sua maioria na cidade de Bourbon, estado de Kentucky. Outra característica dos Bourbons é que eles são armazenados em barris de carvalho novos e a lei determina no mínimo dois anos de envelhecimento.  Existem também os whiskys Tennessee que são feitos tipo no estilo Bourbon.

Bourbons, tem sabor mais leve e sutil, indico para pessoas mais descontraídas, num barzinho,num happy hour, cafés. Descontraído.


Existem muitos outros whiskys os irlandeses e japoneses que são considerados alto padrão, australianos que já ganharam vários prêmios, canadenses que são parecidos com os americanos, alemães que só começaram a serem produzidos nos últimos 30 anos...


O processo de envelhecimento do whisky é muito importante, pois lhe confere qualidade, sabor e características, sendo assim, quanto mais envelhecido for, mais especial ele será.



Considero o whisky a bebida mais digna, pelo seu processo de destilação, suas características, envelhecimento, apreciação e sabor!

Indico não misturar whisky com energético, pois além de ser uma mistura que pode causar danos ao organismo é um desrespeito o whisky que deve ser apreciado, puro, com água filtrada ou gelo.



aprecie com respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário